Verdade ou não, Nunca é demais prevenir!
AVISO DA PSP COM PEDIDO DE ENCAMINHAMENTO
SE DE NOITE TE ATIRAREM UM OVO CONTRA O PARABRISAS (O RECONHECERÁS POR A COR AMARELA, JÁ QUE A CLARA TALVEZ NÃO A DISTINGAS):
Por estes dias vão-se multiplicando os esquemas de empresas que tentam levar quem tem telefone fixo a ligar para linhas de valor acrescentado. Os métodos vão variando mas habitualmente as pessoas são contactadas, é-lhes pedido que respondam a algumas perguntas, e não é preciso muito para que quem atendeu fique a saber que ganhou um prémio e que para o reclamar terá de ligar para outro número de telefone para deixar os seus dados.
Uma mulher de 80 anos, residente no Milharado, que será identificada nesta notícia como A., dado que pediu o anonimato, ainda hoje diz “não conseguir perceber como foi enganada”. No dia 14 de Janeiro o telefone tocou em casa de A., a conversa ainda a recorda: “Ela falou e eu, inicialmente, percebi que ela me estava a perguntar pelo Porto, mas afinal eram perguntas sobre o porco. Perguntou-me se eu conhecia a cachola e como é que a cozinhava, eu fui respondendo às perguntas e passado pouco tempo ela disse-me que já tinha ganho um prémio, eram 200 euros”, explica.
Para reclamar o prémio a idosa foi informada de que teria de ligar para outro número, o 607994888, para deixar os dados pessoais para que posteriormente lhe fosse enviado o “prémio”. Uma linha de valor acrescentado como viria mais tarde a perceber: “Atendeu novamente uma senhora, e eu até fiquei com a ideia de que era a mesma que tinha falado pouco antes comigo, perguntou-me o nome, a morada, o número da porta e o código postal, e passado pouco tempo desliguei”.
A conversa acabou mas já tinham passado cerca de 7 minutos e A. só percebeu que tinha sido enganada quando recebeu a factura do telefone neste mês de Fevereiro, vendo que a chamada para aquele número lhe custou cerca de 25 euros (3,49 euros por cada minuto gasto). Quanto ao “prémio” prometido na conversa nunca chegou a aparecer na caixa de correio. Só na zona do Milharado a RCM confirmou pelo menos mais quatro casos idênticos, todos com montantes entre os 19 e os 25 euros, ocorridos entre Dezembro de 2011 e Janeiro de 2012.
A Portugal Telecom (PT), confirma já ter recebido muitas queixas idênticas acerca deste número e outros similares mas alega que o número de valor acrescentado em questão não é seu e que nada pode fazer. O conselho que a PT deixa a quem for lesado por este esquema é que faça a queixa à GNR.
Na Internet é fácil encontrar vários relatos e queixas sobre o assunto, sempre com esquemas idênticos e sempre com o objectivo de levar alguém a ligar para uma linha de valor acrescentado. Fonte da GNR, reconhece o problema mas afirma que “é raro alguém que fique lesado apresentar a respectiva queixa porque os valores envolvidos andam sempre à volta dos 20 a 30 euros por cada pessoa”, “depende sempre do tempo que eles conseguem manter a pessoa em linha depois dela ligar para esses números”.
Fica o alerta e também o pedido, quem for lesado nestes esquemas, mesmo que não queira apresentar queixa, deve informar a GNR para que se possa ter uma visão mais global deste esquema que vive numa fronteira de duvidosa legalidade.
Um grupo de burlões assaltam as casas, sobre o pretexto de serem avaliadores oficiais
Já anda um "grupo" organizado a fazer passar-se por fiscais das finanças, com o pretexto de avaliar o imóvel... Tudo isso não passa de mais um expediente para entrarem nas nossas casas. Têm parte da nossa informação - nºs de telefone, morada (como é óbvio)...
Para todos os imóveis que sejam alvo de avaliação (caso seja necessária alguma verificação no local), o contribuinte será notificado, por escrito, pela Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA), com dia e hora marcadas.
Penso que é de estar alerta e divulgar este aviso pelo maior número de pessoas, evitando mais falcatruas, como as que já estão a acontecer na zona de Lisboa.